O tratamento de efluentes com flotador fad é um processo de purificação que utiliza a flotação por ar dissolvido para separar sólidos e óleos, melhorando significativamente a eficiência da remoção de impurezas dos efluentes. O Sistema de Flotação por Ar Dissolvido (FAD) — também chamado de DAF (Dissolved Air Flotation) é usado quando esses contaminantes não sedimentam facilmente e precisam ser separados pela flotação (subida à superfície).
Etapas: - Pressurização da água: parte da água já tratada é saturada com ar sob alta pressão.
- Liberação súbita de pressão: Essa água pressurizada é misturada ao fluxo de efluente bruto. Ao voltar à pressão ambiente, o ar dissolvido forma microbolhas.
- Formação de flocos e adesão do ar: Com auxílio de coagulantes e floculantes (em muitos casos), os sólidos se agrupam em flocos. As microbolhas aderem a esses flocos, tornando-os mais leves que a água.
- Flotação: Os flocos sobem à superfície, formando uma camada de lodo flotado. A Flotação é um processo físico utilizado para acelerar a separação das partículas sólidas e / ou líquidos menos densos, presentes numa fase líquida, devido à introdução de microbolhas de ar na fase líquida.
- Remoção do lodo: Raspadores superficiais removem o lodo, enquanto a água clarificada sai pela parte inferior do tanque.
O FAD é muito aplicado em:
- Estações de tratamento de esgoto (ETE); - Tratamento de água potável (ETA); - Indústrias de alimentos, papel e celulose, petroquímica, frigoríficos, laticínios; - Tratamento de efluentes com óleos, graxas ou sólidos leves.
Principais vantagens:
- Excelente remoção de óleos e graxas - Alta eficiência na remoção de sólidos suspensos - Operação relativamente rápida - Pode reduzir a carga orgânica (DQO/DBO)
O Flotador por Ar Dissolvido é um equipamento versátil utilizado para o tratamento de efluentes industriais e águas residuais e também para adensamento de lodo. Sua função principal é a remoção eficiente de partículas sólidas em suspensão, óleos e graxas e redução da carga orgânica em termos de DBO de até 80% dependendo das características do efluente.
O Sistema FAD pode ser utilizado apenas como um sistema físico de separação ou como um sistema físico / químico com adição de químicos que proporcionaram uma fase líquida clarificada com reduzidos valores de sólidos em suspensão e turbidez. |